O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), em Camaçari. A planta, que retomou suas operações em dezembro de 2025, recebe também a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula.
A Petrobras detalhou sobre a reativação da fábrica em coletiva realizada nesta quarta-feira (13), em Salvador. Segundo a companhia, a unidade voltou a operar com produção de ureia e integra o planejamento estratégico da estatal para o período de 2026 a 2030. O objetivo é ampliar a produção nacional de fertilizantes nitrogenados.
A presidente da Petrobras Magda Chambriard, informou durante coletiva que cerca de R$ 100 milhões foram investidos para viabilizar a reabertura da unidade. O impacto estimado é de aproximadamente 3,6 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a fábrica produz cerca de 1,3 mil toneladas de ureia por dia, volume equivalente a aproximadamente 5% da demanda brasileira de fertilizantes nitrogenados.
A executiva destacou que a companhia também prevê a reabertura de outras unidades no Nordeste, como a Fafen Sergipe.
A expectativa apresentada pela empresa é que, até 2028, as quatro unidades em operação reduzam a dependência de importação de fertilizantes. A expectativa é que atendam, juntas, cerca de 35% da demanda nacional por nitrogenados, reduzindo a dependência brasileira da importação de ureia.
O impacto no agro baiano
Para o agronegócio, a retomada da produção nacional de fertilizantes pode contribuir para reduzir a dependência de importações e ampliar a oferta de insumos no mercado interno.
A medida também tende a diminuir os impactos de oscilações internacionais sobre os custos de produção, especialmente em culturas que demandam grande volume de fertilizantes nitrogenados.
Conversas da Comunidade
0 comentários