Novo frigorífico na região sudoeste deve impulsionar a avicultura na Bahia

Com a avicultura em expansão, a nova estrutura em Riacho de Santana deve beneficiar produtores de 10 municípios e movimentar a economia regional.

Fotografia colorida mostra pintinhos em criadouro.

O Governo da Bahia autorizou a construção de um novo frigorífico e abatedouro de aves no município de Riacho de Santana, no sudoeste do estado. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões e será viabilizado com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destinados tanto às obras estruturais quanto à aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade. 

A expectativa é que o empreendimento tenha capacidade para processar cerca de 25 mil aves por mês. Durante o anúncio, realizado no último dia 20, autoridades destacaram que a nova estrutura deverá atender não apenas Riacho de Santana, mas também outros nove municípios da região

A proposta é oferecer melhores condições para que pequenos e médios avicultores possam comercializar sua produção, com mais segurança sanitária e reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras regiões. 

Avicultura segue em expansão na Bahia

O investimento acompanha o crescimento da avicultura baiana. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no primeiro trimestre de 2026, mais de 35 milhões de frangos foram abatidos no estado. O volume representa um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2025.  

O avanço reflete uma tendência observada em todo o país. Segundo o IBGE, o Brasil registrou o melhor resultado para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 1997, com o abate de 1,7 bilhão de frangos entre janeiro e março deste ano. 

Nesse cenário, a Bahia ocupa a nona posição entre os estados brasileiros com maior volume de abates de frango, consolidando-se como uma das principais potências avícolas do Nordeste. O estado já lidera a produção regional e vem ampliando sua participação na cadeia produtiva nacional. 

Potencial para geração de empregos e fortalecimento da agroindústria

Além de ampliar a capacidade de processamento de aves na região, o novo frigorífico poderá contribuir para a geração de empregos diretos e indiretos, acompanhando uma tendência de crescimento observada na agroindústria brasileira. 

O segmento de abate de animais foi um dos destaques da geração de empregos na agroindústria brasileira. De acordo com o Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a atividade registrou crescimento de 4,5% no número de trabalhadores, o equivalente a mais de 30 mil novas ocupações.

Com a combinação entre aumento da produção, melhoria da infraestrutura e fortalecimento da agroindústria, a expectativa é que o novo frigorífico contribua para consolidar ainda mais a posição da Bahia entre os principais polos da avicultura brasileira. 

Conversas da Comunidade

0 comentários

Participe da conversa

Seu comentário será enviado para análise antes de aparecer publicamente.